O conceito de higiene e segurança no trabalho surgiu das preocupações dos trabalhadores da indústria quando, em meados do século XX, foram feitas as primeiras tentativas sérias de integrar os trabalhadores em atividades devidamente adequadas às suas capacidades e dar-lhes, ainda, conhecimento dos riscos a que estariam expostos durante o desempenho das suas funções.
Atualmente, o cenário é bem diferente e todas as atividades de higiene e segurança no trabalho têm como objetivo garantir as condições de trabalho em qualquer empresa e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, “num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade”.
A higiene e segurança no trabalho em Portugal é regulamentada pela Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro, que regula o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e da saúde no trabalho, de acordo com o previsto no artigo 284.º do Código do Trabalho.
Aplicar os instrumentos, metodologias e técnicas específicas para o desenvolvimento de atividades de identificação e prevenção de riscos profissionais, com vista a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores foi o mote para uma aula diferente. O convidado da empresa SCHINDLER, o Técnico Paulo Garcia, veio explicar a importância da correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e a correta aplicação das boas práticas de segurança, higiene e saúde no seu dia-a-dia, na manutenção de elevadores, escadas rolantes e tapetes rolantes.
Ao tornar evidentes os riscos a que estão expostos durante o seu período de trabalho, a Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho permite relembrar-nos a todos de que ««para um trabalho feito em condições, é preciso que as condições permitam que o trabalho se faça!»»